Obra: Reflexões teóricas e práticas sobre ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças
Autoria: Didiê Ana Ceni Denardi, Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert, Claudia Marchese Winfield, Lovania Roehrig Teixeira, Marcele Garbin Dagios, Siderlene Muniz-Oliveira, Taisa Pinetti Passoni
Editora: Pontes Editores
Ano de publicação: 2023
Sinopse: A organização desta coletânea “Reflexões Teóricas e Práticas sobre Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa para Crianças” está vinculada a uma das ações propostas pelo Projeto de Extensão “Inglês para crianças e idosos”, coordenado pela primeira autora desta apresentação (Didiê Denardi), tendo como colaboradoras as colegas professoras do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês e do Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGL, UTFPR), Campus Pato Branco.[...] No entanto, esta coletânea constitui-se apenas de textos relacionados ao ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças, produzidos pelas professoras pesquisadoras e mestrandas vinculadas ao PPGL-UTFPR, Campus Pato Branco, professoras e estudantes de graduação que fazem parte do projeto supramencionado, e pela Prof.ª Dr.ª Juliana Reichert Assunção Tonelli e suas orientandas da Universidade Estadual de Londrina [...] (Da Apresentação).
Minibiografia: Didiê Ana Ceni Denardi é professora titular aposentada. Atua no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná como voluntária. Pós-doutora em Estudos Linguísticos, Mestrado e Doutorado em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Interessa-se pelas áreas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e formação de professores de Inglês.
Ana Paula Petriu Ferreira Engelbert é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná– Campus Pato Branco, no curso de Letras Português Inglês, CALEM e no Programa de Pós-graduação em Letras. É licenciada em Letras-Inglês, Mestra e Doutora em Letras-Estudos Linguísticos, e atua nas áreas de fonética e fonologia de língua inglesa e formação de professores.
Claudia Marchese Winfield é professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem no Programa de Pós-graduação em Inglês pela Universidade Estadual de Santa Catarina. Residiu por nove anos na Inglaterra, onde foi professora de Português no Kingsway College e Westminster Adult Education College, além de instituições no setor privado.
Lovania Roehrig Teixeira é Licenciada em Letras– Língua Portuguesa e Língua Inglesa; Mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul– UFRGS. Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Pato Branco.
Marcele Garbin Dagios é professora de Língua Inglesa do Departamento de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Licenciada em Letras - Português/ Inglês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é Mestre e Doutora em Educação, na linha de pesquisa Escola, Cultura e Ensino, também pela Universidade Federal do Paraná.
Siderlene Muniz-Oliveira tem pós-doutorado na Universidade de Bordeaux, França. Doutora e Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com graduação em Letras-Inglês pela PUC-Campinas. Professora-pesquisadora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Dois Vizinhos, onde atua na área de língua portuguesa e inglesa. No Campus Pato Branco, atua no Programa de Pós-graduação em Letras.
Taisa Pinetti Passoni é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco. Docente do departamento de Letras, atua nos cursos de graduação e pós-graduação em disciplinas relacionadas à língua inglesa e à formação de professores de inglês.