Obra: Português no ensino médio e formação do professor

Autoria: Clecio Bunzen, Márcia Mendonça

Editora: Parábola Editorial

Ano de publicação: 2022

Sinopse: A obra focaliza, com amplitude e lucidez, a realidade do ensino médio brasileiro numa reflexão sistemática sobre formação de professores, documentos de parametrização do ensino, livros didáticos em uso, planejamento, implantação e avaliação do processo de ensino e de aprendizagem do português como língua materna no ensino. Questiona-se ainda, em suas diversas dimensões, a fragmentação experimentada no ensino médio: o isolamento da língua portuguesa em relação às demais disciplinas dessa etapa da escolarização, sua compartimentação em aulas de gramática, redação e literatura, a ausência de um trabalho efetivamente interdisciplinar ou a falta de um trabalho coletivo que se construiria por meio de projetos de ensino. Em suma, os autores não se deixam levar pelos obstáculos constatados e defendem uma escola eficaz. A leitura dos diferentes capítulos do livro permitirá aos leitores viajarem pela realidade da escola brasileira em seu estágio atual e vislumbrar a escola que se quer e se projeta, a escola que se desenha com uma atuação cada vez mais consciente de seus agentes.

Minibiografia: Clecio Bunzen é doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp, com pós-doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Leciona em cursos de graduação (Letras e Pedagogia) e de pós-graduação na UFPE. Nos últimos anos, tem desenvolvido pesquisas sobre livros didáticos, educação linguística e literária, estágios e formação de professores, propostas curriculares e ensino de língua portuguesa. É coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Literária (GPEL).

Márcia Mendonça é docente do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp, na linha de pesquisa educação linguística, com mestrado e doutorado em Linguística pela UFPE. Lidera o grupo de Pesquisa (Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa (MELP), certificado pelo CNPq. Atualmente é coordenadora acadêmica da COMVEST, sendo responsável pela coordenação de bancas dos vestibulares da Unicamp.