Obra: Gêneros Textuais/Discursivos em Línguas Maternas e Adicionais: Olhares sob Diferentes Perspectivas Teóricas e Práticas
Autoria: Didiê Ana Ceni Denardi, Siderlene Muniz-Oliveira, Lidia Stutz, Márcia Andrea dos Santos, Carla Silva-Hardmeyer, Maria Izabel Rodrigues Tognato
Editora: Editora Tikinet
Ano de publicação: 2024
Sinopse: O livro “Gêneros textuais/discursivos em línguas maternas e adicionais: olhares sob diferentes perspectivas teóricas e práticas” que aqui apresentamos, reúne trabalhos de pesquisa acadêmica nas áreas de linguagem e educação e de estudos socioculturais. Por focar em noções de gêneros de diferentes perspectivas teóricas, utilizamos no título e nesta apresentação o termo “gêneros textuais/discursivos”. Com relação ao seu escopo, a obra coloca em relevo os gêneros textuais/discursivos/ de texto (termos usados intercambiavelmente na coletânea, a depender da perspectiva teórica que seguem seus autores), seja em discussões teóricas, seja em análises que desvelam as dimensões ensináveis por meio de procedimentos didáticos variados, porém, com predomínio de sequências didáticas e de práticas pedagógicas em diferentes contextos educacionais, culturais e sociais (escolas públicas e particulares de educação básica, projetos de extensão universitária, escolas com projeto de ensino bilíngue português-inglês, escolas indígenas, e instituição de recuperação e reintegração social de presos).
Minibiografia: Didiê Ana Ceni Denardi é professora titular aposentada. Atua no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), como voluntária. Pós-doutorado em Estudos Linguísticos e Mestrado e Doutorado em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pelo Programa de Pós graduação em Inglês na Universidade Federal de Santa Catarina. Interessa-se pelas áreas de ensino-aprendizagem de língua inglesa e formação de professores de Inglês.
Siderlene Muniz Oliveira tem pós-doutorado na Universidade de Bordeaux, França. Doutora e Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com graduação em Letras-Inglês pela PUC-Campinas. Professora-pesquisadora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná do Campus Dois Vizinhos, onde atua na área de língua portuguesa e inglesa. No Campus Pato Branco, atua no Programa de Pós-graduação em Letras.
Lidia Stutz possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina com estágio doutoral realizado na Universidade de Genebra, pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e foi professora visitante na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora Associada do Departamento de Letras na Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Márcia Andrea dos Santos é doutora em Linguística Aplicada na UNICAMP, Mestra em Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, graduada em Letras-Inglês - UNICS. Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Pato Branco, onde atua no Programa de Pós-graduação em Letras.
Carla Silva-Hardmeyer tem pós-doutorado em Didática de Línguas na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra, Suíça. Doutorado e Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Licenciatura em Letras Português/Inglês na Universidade Estadual de Goiás. Encarregada de Ensino em didática de Línguas e em Ensino Especial na Universidade de Genebra.
Maria Izabel Rodrigues Tognato tem graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão-PR e Mestrado em Letras – Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL – PUC/SP. Pós-Doutorado pela Universidade de Genebra, Suíça. Professora associada no Curso de Letras – Português/ Inglês da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão.