Obra: Escrita e tradição discursiva no ensino: um olhar para a heterogeneidade
Autoria: Lúcia Regiane Lopes-Damasio, Ivone Santana Vom Stein
Editora: Letraria
Ano de publicação: 2023
Sinopse: Este livro tem como tema a escrita, entendida e tomada como sendo constitutivamente heterogênea, a partir da abordagem de textos argumentativos, produzidos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental público, a fim de realizar uma descrição analítica à luz da relação fala/escrita e oralidade/letramento e, com ela, subsidiar a formação, em análise linguístico-discursiva, dos professores de Língua Portuguesa. Esta proposta está fundamentada na teoria que nos ajuda a compreender a constituição da escrita como heterogênea, formulada por Corrêa (1997). Esse autor, por meio de uma perspectiva em que a língua é entendida como interação social, nos faz refletir sobre a sua constituição, a partir do entrelaçamento entre oralidade/fala e escrita/letramento. A proposta do presente livro é mostrar como podemos identificar a constituição heterogênea da escrita para apoiar os professores na compreensão da escrita de seus alunos.
Minibiografia: Lúcia Regiane Lopes-Damasio fez mestrado (2008) e doutorado (2011) em Linguística, na Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis.