Obra: Educação em Perspectiva: Contextos Políticos, Linguísticos e Culturais
Autoria: Brigida Ticiane Ferreira da Silva, Kaouthar Ben Abdallah, Paulo Roberto Massaro, Abdeljalil Akkari
Editora: Editora Appris
Ano de publicação: 2023
Sinopse: Direcionada a estudantes do ensino superior, pesquisadores e demais interessados, a coletânea Educação em perspectiva: contextos políticos linguísticos e culturais configura-se como um convite para ampliar os horizontes e os conhecimentos sobre o fenômeno educativo em suas manifestações no Brasil e para além do Atlântico. Trata-se de um esforço coletivo, empreendido por pesquisadores de diferentes países, como Brasil, França e Suíça, que promovem a reflexão em Educação nas suas mais variadas dimensões, tanto no âmbito escolar quanto no ensino superior. Um dos aspectos que delineiam seu diferencial é o de compartilhar contextos com desafios locais e internacionais, possibilitando assim impulsionar o empoderamento de comunidades socialmente marginalizadas, economicamente vulneráveis e muitas vezes silenciadas, estejam elas localizadas no Norte ou no Sul Global.
Minibiografia: Brigida Ticiane Ferreira da Silva possui pós-doutorado em Educação pela Universidade de Genebra (2022-2023), em Socioantropologia da Imigração pela Universidade de Friburgo (2013) e Doutorado em Ciências da Linguagem, pela Universidade de Franche-Comté (2009). É docente de Pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), líder do Grupo de Pesquisas em Educação, Diversidade e Interculturalidade e coordenadora da especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais. ORCiD: 0000-0002-3603-1891.
Kaouthar Ben Abdallah é Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade de Franche-Comté, onde atua como docente no campus Besançon. Suas atividades de pesquisa relacionam a Didática das Línguas à Sociolinguística para o contexto escolar, focalizando temas como bilinguismo, culturas educacionais, representações linguísticas, políticas linguísticas e educacionais no Magrebe e na França. ORCiD: 0000-0002-4330-9863.
Paulo Roberto Massaro é Doutor em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (2007) e está desenvolvendo seu pós-doutorado em Linguística na Universidade de Brasília (2023-2024). É membro do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagens (GECAL) e docente de Língua Francesa do curso de Letras da FFLCH-USP. Atua na formação crítica e decolonial de professores por meio de práticas artísticas. ORCiD: 0000-0002-3524-7527.
Abdeljalil Akkari possui pós-doutorado pela Universidade de Baltimore e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, onde atua como docente. Consultor da Unesco e de outras organizações internacionais, realiza estudos sobre desigualdades educacionais e multiculturalismo. Tem diversas publicações em inglês, espanhol, francês e português, entre as quais dois livros no Brasil: Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios (2011) e Educação intercultural: desafios e possibilidades (2013). ORCiD: 0000-0002-4396-2635.