Obra: Autorias
Autoria: Luciana Salazar Salgado, Amanda Chieregatti, Helena Boschi, Letícia Moreira Clares, Marina Delege, Vitória Ferreira Doretto
Editora: Editora Moinhos
Ano de publicação: 2023
Sinopse: Estes textos são experiências autorais sobre outras experiências autorais e sustentam a tese de que a autoria é transitiva. Essa propriedade funciona como um operador analítico, pois considera a autoria como atividade de gestão de um objeto editorial, ou seja, do produto de uma cadeia criativa e uma cadeia produtiva, nas quais técnicas e normas são administradas por diferentes atores, compondo uma formalização material que projeta um público leitor apontando para um nome de autor.
Minibiografia: Amanda Chieregatti é bacharela e mestra em Linguística pelo PPGL-UFSCar, fez pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado sobre autoria, paratopia criadora e espaços canônico e associado. Sempre interessada pelos processos e caminhos percorridos por objetos editoriais antes de chegarem às mãos do leitor, hoje atua na produção editorial de livros e apostilas, além de artigos científicos e de divulgação a serem publicados nos periódicos científicos da Editora Pecege.
Helena Boschi é professora, pesquisadora e revisora de textos. Cofundadora da Cia. Entrelinhas, onde atua na preparação textual de gêneros discursivos diversos, entre outros serviços editoriais. É doutora em Linguística pela UFSCar e atualmente está se especializando em Produção Editorial Digital pela LabPub. Integra o Grupo de Pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação e o Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição – Labeppe (UFSCar/CEFET-MG).
Letícia Clares é doutora em Linguística pelo PPGL-UFSCar, integra o Grupo de Pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação e o Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição – Labeppe (UFSCar/CEFET-MG). Interessada nos estudos da edição e da comunicação científica, desenvolve pesquisa sobre a gestão autoral e as atividades de editoria e avaliação por pares em periódicos, com apoio da FAPESP (Processo nº 2017/14641-9). Também atua na consultoria de projetos editoriais na Cia. Entrelinhas.
Luciana Salazar Salgado é professora dos programas de pós-graduação em Linguística e Estudos de Literatura na UFSCar, atua também no programa multidisciplinar Culturas e Identidades Brasileiras do IEB/USP. É consultora do Observatório da Literatura Digital Brasileira sediado na UFSCar, membro do Centro de Pesquisa FEsTA do IEL/Unicamp e coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação (UFSCar/CEFET-MG, CNPq). Estuda processos editoriais, dispositivos comunicacionais, hiperdigitalização.
Mariana Delege é doutoranda, mestra e bacharela em Linguística pela UFSCar, licenciada em Letras pelo UNIFIEO, especializada em Psicopedagogia pela FATECE e licencianda em Pedagogia pela UNIVESP, é membro do Grupo de Pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação e do LABEPPE - Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição (UFSCar/CEFET-MG). Atualmente, é professora de língua portuguesa, projeto de leitura e redação na educação básica; pesquisa sobre o imaginário de Ciência e Educação nos dispositivos comunicacionais, com apoio da CAPES.
Vitória Ferreira Doretto é doutoranda em Estudos de Literatura no PPGLit/UFSCar, participa do Grupo de Pesquisa Comunica – inscrições linguísticas na comunicação e do Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição (UFSCar/CEFET-MG), é também pesquisadora associada ao Centro de Estudos Asiáticos (Curadoria Coreia do Sul - CEASIA-UFPE/CEA-UFPE). Se interessa pelos estudos da edição e atualmente desenvolve pesquisa sobre o funcionamento do campo literário, com apoio da CAPES.