Obra: Estudos do Português em Uso II
Autoria: Jussara Abraçado, Nilza Barrozo Dias, Maria Célia Lima-Hernandes, Amanda Heiderich Marchon, Valéria Viana Sousa
Editora: Pontes Editores
Ano de publicação: 2024
Sinopse: Esta obra instaura um espaço ampliado de atenção para o português em uso e, como tal, reúne pesquisas sobre diferentes fenômenos próprios do português em suas modalidades oral e escrita, visando ao: (i) aprofundamento de conhecimentos sobre a língua portuguesa e suas variedades e, (ii) (re)conhecimento de que não se pode ignorar a variação linguística e, portanto, faz-se necessária uma atitude responsiva no que diz respeito ao seu ensino. Ao ter como tema e objeto estudos sobre o português em uso, esta obra também tem como proposta alcançar professores de língua portuguesa e alunos de graduação em Letras, futuros professores, buscando oferecer-lhes subsídios para reflexão sobre os fenômenos de variação ocorrentes em diferentes variedades do português e, ainda, propiciar-lhes o acesso aos achados de estudos recentes voltados para fenômenos dessa natureza. Além do mais, este volume é um exemplo da dinâmica vivenciada pela Linguística brasileira, uma vez que congrega argumentos prioritariamente funcionalistas, que pedem o contexto como elemento mediador da codificação, sem, contudo, ignorar que lógicas mais formais possam ser colocadas ao lado de lógica mais cognitivistas. Os artigos desta obra acolhem essa diversidade de perspectivas porque nelas plasmam-se encaminhamentos inovadores e profundamente provocativos.
Minibiografia: Amanda Heiderich Marchon possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia (2007), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado em Estudos da Linguagem, na Universidade Federal Fluminense (Bolsista PNPD CAPES 2020-2021). É Professora Adjunta do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGEL-UFES) da mesma universidade. É líder do Grupo de Pesquisa ELUs - Estudos da Língua em Uso (UFES).