Olá, Gleice, tudo bem? No Observatório de Neologismos na Publicidade Impressa (e agora em meio digital) da UFMG - projeto do qual participo - percebemos a produtividade dessas formações neológicas nos anúncios publicitários, como um recurso utilizado pela publicidade para chamar a atenção de seu público alvo. O propósito pedagógico está em trabalhar as formações neológicas por derivação sufixal a partir desse gênero discursivo, visto que ele está presente no cotidiano dos alunos. Assim, seria um trabalho mais contextualizado (sobretudo quando se considera que os exemplos disponibilizados no pôster foram retirados de redes sociais, que são utilizadas majoritariamente por jovens) do que quando se recorre apenas aos exemplos dados por algumas gramáticas tradicionais do português brasileiro contemporâneo. Esse trabalho com os neologismos encontrados nos anúncios públicitários pode favorecer o desenvolvimento da competência lexical dos estudantes, os quais podem se tornar mais aptos a perceber e a entender esse tipo e outros de construções neológicas.
Kelly Maísa, parabéns pelo trabalho! Muito importante a discussão e a relevância para o ensino. Realmente, o trabalho com o processo de formação de palavras por derivação ainda é pouco produtivo nas tecnologias linguísticas (Gramáticas, Dicionários...) , dada a potencialidade que o assunto requer. Como o trabalho tem essa pegada pedagógica, como você mesmo destaca, pode falar um pouco mais sobre esse terceiro objetivo: as possibilidades e deslocamentos que você aventa neste e em trabalhos futuros sobre o objeto de conhecimento em questão, processo de formação de palavras por derivação sufixal? (Com isso, o objetivo deste trabalho é mostrar o crescente número de formações neológicas de verbos denominais, coletados na linguagem publicitária digital, discutir suas características e as possibilidades de trabalho com essas unidades em sala de aula de português)
Orientações
• Todos os campos são obrigatórios.
• Se seu texto for uma resposta ou um comentário a uma mensagem anterior, indique isso.
• Se fizer uma pergunta, acesse a página novamente depois de algumas horas para verificar se houve resposta.