Objetivos
Este trabalho tem como objetivo: (i) o estudo preliminar das vogais pretônicas do português do Libolo, Angola (PL); e (ii) a comparação dos resultados obtidos com as descrições encontradas na literatura sobre as vogais pretônicas do português brasileiro (PB).
Métodos e Procedimentos
Os métodos e procedimentos utilizados neste trabalho foram: (i) a organização e a anotação de dados de um corpus composto por gravações de fala espontânea, produzidas por seis falantes angolanos do município do Libolo (Angola); e (ii) a descrição do comportamento das vogais médias pretônicas do PL do corpus analisado, tendo em vista a comparação dos resultados obtidos com o que é descrito na literatura sobre o comportamento das vogais pretônicas do PB (CÂMARA JR., 1970; BISOL, 1981; CARMO, 2013). A anotação dos dados incluiu a transcrição ortográfica de palavras e a transcrição fonética das vogais médias pretônicas dos dados, com o uso do programa computacional ELAN (https://archive.mpi.nl/tla/elan).
Resultados
Os resultados obtidos revelam que, no PL, diferentemente do PB, as vogais médias-baixas e o fenômeno de abaixamento vocálico em posição pretônica são ausentes. Como no PB, as vogais médias-altas pretônicas do PL podem sofrer o fenômeno de alçamento vocálico.
Conclusões
Foram observadas semelhanças e diferenças entre o PL e o PB, quanto às variáveis linguísticas favorecedoras de alçamento das vogais médias-altas pretônicas, sendo as variedades paulista e gaúcha do PB as mais semelhantes ao PL. Tais resultados trazem contribuições para os estudos de fonologia da língua portuguesa, e especialmente, para a variedade africana do Libolo.
Referências Bibliográficas
BISOL, L. Harmonia vocálica: uma regra variável. 1981. 280 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1981.
CÂMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 1970.
CARMO, M. C. As vogais médias pretônicas na variedade do interior paulista: análise à luz da Teoria da Otimalidade. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto, 2013.