Parabéns pelo projeto! Tenho certeza que os dados que serão levantados ao longo da pesquisa serão relevantes para o campo de estudo de PLE. Não tenho muito conhecimento sobre a área, mas fiquei curiosa em saber se e como serão abordados os conceitos e termos informais considerando as variantes encontradas em diferentes regiões do Brazil. Por exemplo, em São Paulo seria comum utilizar uma saudação como “Eai, beleza?”, mas não sei se a mesma saudação é comumente usada em outras regiões do país… Feliz ou infelizmente, os escritores dos livros didáticos precisam fazer recortes e escolhas a considerar as maiores possibilidades do emprego daquilo que será usado como modelo, eu imagino… Ansiosa pelos resultados da pesquisa! Fico no aguardo de futuras publicações.
Muito Obrigado a todos pelas palavras de incentivo! Um obrigado para Noara pela sugestão, a levarei em consideração no prosseguimento do trabalho!
Trabalho necessário e central a tantas questões atuais... Orgulho de ter um pesquisador focado neste assunto dividindo campus comigo!
Muito interessante seu estudo, Lucas! Os resultados e discussões desse projeto certamente trarão contribuições importantes para a área de PLE, para pensarmos quais variedades da língua têm sido representadas e contemplados em nossas práticas de ensino e, mais especificamente, nos materiais didáticos, entendendo-os como fonte de inputs e de sistematizações/representações do idioma para os aprendentes.
Lucas, seu trabalho, embora na fase de projeto como afirma, já nos mostra uma perspectiva de estudo relevante seja para área de PLE ( produção de material didático ou não), seja para trazer um percepção da língua viva, a língua como parte do processo de constituição dos sujeitos, como marca de alteridade, como condição de interação e construção cultural. Parabéns pela perspectiva teórica e abordagem de pesquisa. Certamente, você e a orientadora farão ajustes naturais no percurso. Fiquei pensando aqui se considerar a constituição do sujeito falante de língua portuguesa como língua estrangeira seria um fator que contribuiria mais ainda para sua pesquisa. Afinal, um material ( manual ou livro de PLE) tem um público-alvo e isso deve ou deveria ser considerado para sua produção. Para tanto pensar conceitos como interação, alteridade e sujeito pode contribuir ao seu trabalho. Abraços;
Parabéns pelo painel! Super interessante!
Interessante a sua apresentação! Aqui na UESB estamos analisando materiais didáticos para crianças no cenário de PLE. Parabéns.
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