Parabéns, Dominick!
Oi, Yasmin! Tudo bem e espero que com você também! O etiquetador, que chamamos de “yrl-np-tagger”, obteve a acurácia simbólica de 100% na etiquetagem das sentenças. Dizemos que essa taxa de acerto é apenas ilustrativa, pois o objetivo principal deste trabalho foi compilar um corpus da LGA processável por etiquetadores morfossintáticos e outras tecnologias de PLN. Tanto para a compilação do corpus quanto para o desenvolvimento do algoritmo do etiquetador, utilizamos uma abordagem baseada no conhecimento, dada a inexistência de bancos de dados dessa língua. Obrigada pela visita e pela contribuição!
Oi, Bruno! Muito obrigada pelas observações! Realmente, não demos detalhes sobre o gráfico 02 no vídeo nem no pôster. Como o objetivo desta pesquisa consiste basicamente em preencher uma lacuna na linguística de corpus, neste estágio da pesquisa, a taxa de acerto obtida no teste (100%) serve apenas pra demonstrar a aplicabilidade do corpus compilado para uso na construção de tecnologias de PLN, como etiquetadores morfossintáticos. O gráfico 02, ao mostrar que a indexação dos 61 tokens, dentre classes gramaticais passíveis de ocorrer no SN e sinais de pontuação, foram devidamente etiquetados, demonstra o potencial dessa primeiríssima versão do etiquetador e sobretudo que a compilação foi feita corretamente. Obrigada pela visita e pela contribuição!
Oi, Dominick! Tudo bem? Muitos parabéns pelo trabalho! Achei a sua apresentação muito organizada e elucidativa, além do seu trabalho ser muito necessário! Fico feliz sempre que vejo estudos voltados para as línguas indígenas, sobretudo em PLN. Achei muito bacana também o interesse em disponibilizar os produtos do trabalho sob licença livre — o que também é muito necessário. Fiquei curiosa também sobre a taxa de acerto do etiquetador; se puder informá-la a nós seria muito bacana! Novamente, parabéns!
Parabéns pelo trabalho! Fantástica iniciativa. A fundamentação do trabalho está muito boa. Gostei também da metodologia apresentada, achei que foram transparentes e usaram muito bem o apoio visual do formato poster. Sobre a apresentação dos resultados, eu fiquei com algumas dúvidas em relação ao gráfico 02, pois não entendi qual foi a taxa de acerto do etiquetador. Talvez coubesse explicar um pouco mais qual o método utilizado na tarefa de classificação. No entanto, repito que adorei o trabalho, acho fundamental e muito criativa a interseção dessas duas áreas! Parabéns!
Orientações
• Todos os campos são obrigatórios.
• Se seu texto for uma resposta ou um comentário a uma mensagem anterior, indique isso.
• Se fizer uma pergunta, acesse a página novamente depois de algumas horas para verificar se houve resposta.