Comentários

Muito obrigada, Jocenilson! Obrigada a todos que deixaram um comentário!

Cara Luana, Muito obrigado pelos esclarecimentos. Nota-se que você(a) fez/fizeram um trabalho de pesquisa refletindo a complexidade do processo de construção de estratégia de leitura. Que avance! Parabéns!

Olá, Jocenilson Ribeiro! Agradeço suas considerações, sugestões e perguntas! Para analisar o curso eu observei as aulas síncronas ministradas e me debrucei sobre o modo como as estratégias de leitura foram abordadas nas atividades desenvolvidas nas aulas e nas tarefas. Tive acesso às tarefas, que foram passadas em forma de formulário feito pela ferramenta Google Forms e à prova, também em formulário, que foi a última atividade síncrona realizada. Então, para chegar aos números que apresento como resultados de pesquisa, nós levamos em consideração a média final de cada um dos estudantes, que são compatíveis com seu engajamento nas aulas e com o feedback dado pelos alunos por meio do questionário que menciono no vídeo e no resumo. O conteúdo programático do curso contemplou aspectos concernentes ao conhecimento de mundo, assim como aspectos linguísticos. Para as aulas síncronas foi utilizada a ferramenta de videoconferências Zoom e a ferramenta Google Breakout Rooms, pela qual os alunos liam em pequenos grupos e podiam comentar sobre suas impressões sobre os textos, ajudar um ao outro, e aplicar as estratégias. A ferramenta Google Classroom foi utilizada como ambiente comum entre a turma para postagens de materiais, atividades assíncronas e vídeos curtos, que funcionavam como síntese das aulas, gravados pelos professores. As leituras eram conduzidas pelos professores e por perguntas norteadoras que eles faziam aos estudantes. A mescla entre as atividades síncronas e assíncronas se mostrou produtiva porque os alunos interagiam com os colegas e os professores, mas também tentavam aplicar seus conhecimentos de forma autônoma. Foi muito interessante observar que o perfil dos alunos da Unesp contribuiu para que os momentos síncronos fossem proveitosos, já que o estudo em contexto on-line requer diferentes habilidades relacionadas à autonomia. Mesmo que o curso tenha sido voltado para a leitura, tratava-se de ensino de LE, então a interação proporcionada pelas TDICs foi imprescindível. Muito obrigada!

Cara Luana Santos, Conforme as orientações da comissão organizadora para debatedores, estou responsável por acompanhar sua apresentação neste Painel. Gostaria de parabenizá-la pela proposta, escolha temática e clareza em sua exposição tanto no resumo quanto na modalidade audiovisual. O trabalho de leitura em língua estrangeira, como é em língua materna, um desafio constante na formação de leitores de modo geral e na aquisição de uma língua de modo específico. Então, sua pesquisa vem colaborar com os estudos a fim de superar esse desafio seja como professora de inglês como LE/L2 seja como pesquisadora, principalmente em contexto desafiador (sem histórico prévio) que tem sido o da pandemia. Ninguém foi formado/preparado antes para ensinar e aprender uma língua diante das telas, ao menos da forma como o ERE nos chegou. Ciente desse desafio, tenho uma questão e uma sugestão: a) a metodológica - quais instrumentos você usou para chegar àqueles números? Exercícios, listas de tarefas, “provas/testes”, questionários, fichas descritivas fichas de observação ou simplesmente a média do resultado final de cada um dos estudantes? Vale expor aqui para nós. c) sugestão sobre os dispositivos para o ensino remoto - não sei se fará isso em relatório final (ou se o fez), mas cabe descrever os dispositivos remotos para o processo de ensino de estratégias de leitura, mostrando inclusive pontos producentes e contraproducentes nas atividades síncronas e assíncronas. Acredito que esse aspecto colabora com sua avaliação para o bom rendimento a que chegaram os/as aprendizes. Parabéns! Desejo sucesso nos estudos.

Oi Luana, excelente trabalho. Relevante. Parabéns.

Excelente trabalho, parabéns. Gostei muito!

Parabéns Luana pelo trabalho ,pesquisa muito significativa que auxiliará no aprendizado da língua inglesa.Parabens!

Parabéns Luana por sua pesquisa. Vai ajudar muitos outros acadêmicos. Muito bom!!!

Obrigada, Laura! Obrigada pelas contribuições, Luana! Um obrigada especial para a professora Paula, que me orientou durante a pesquisa!

Parabéns, Luana! Os resultados da sua pesquisa serão usados como fundamentação para dar continuidade ao curso que tanto contribuiu para a leitura em língua inglesa em nível acadêmico!

Muito relevante para a área de ensino-aprendizagem de línguas! Parabéns!

Ótima pesquisa! Muito relevante para o ensino de Língua Inglesa. Parabéns!

Enviar comentário

Orientações

• Todos os campos são obrigatórios.
• Se seu texto for uma resposta ou um comentário a uma mensagem anterior, indique isso.
• Se fizer uma pergunta, acesse a página novamente depois de algumas horas para verificar se houve resposta.

Quer falar com o GEL? Entre em contato!