Nesta apresentação, trataremos do reconhecimento de usos de vírgulas em esquema duplo Dahlet (2006) por licenciando em Letras. Esse tipo de emprego de vírgulas é caracterizado quando há uma vírgula na fronteira direita e outra na fronteira esquerda de uma estrutura sintática, como ocorre em: “Todos os dias ouvimos, cada vez mais, sobre a internacionalização da Amazônia”. Ao analisar uma amostra longitudinal de textos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental (EF), Carvalho (2019) mostrou que esse tipo de estrutura ocorre com maior frequência no último ano do EF e há quatro possibilidades de combinação de presenças e ausências da vírgula, a saber: presença – presença; presença – ausência; ausência – presença; ausência – ausência; sendo esta última a que tem maior ocorrência na amostra investigada. A consideração desses resultados embasa esta pesquisa que tem o objetivo de investigar se professores em formação reconhecem contextos em que vírgulas em esquema duplo deveriam ser usadas. Assumimos que licenciandos em Letras são professores em formação com maior domínio sobre o funcionamento do esquema duplo de vírgula em relação aos alunos do EF. A partir de Carvalho (2019), selecionamos três textos em que ocorreram contextos sintáticos em que vírgulas deveriam ser usadas segundo regras de gramáticas de referência. Após excluídos os chamados erros ortográficos e de concordância, desenvolvemos duas formas de coleta de dados: (a) texto totalmente sem pontuação e com letras maiúsculas e (b) texto com sinal de ponto e letras maiúsculas em início de sentença. Estas duas formas de apresentação dos textos foram submetidas a teste a três licenciandos em Letras, com validação da segunda forma. Definida a forma de apresentação dos textos, foi solicitado o uso da vírgula em posições julgadas necessárias a 27 licenciandos em Letras. As respostas foram quantificadas e ordenadas em função da porcentagem de presença convencional da vírgula. Dos resultados obtidos, destacamos que a maioria dos licenciandos não reconheceu estruturas em que é previsto o uso de vírgulas em esquema duplo. Essas estruturas sintaticamente complexas, como encaixamento e deslocamento, se revelaram lugares de dúvidas dos licenciandos em Letras. Essas são as mesmas estruturas sintáticas que têm o maior número de usos não convencionais das vírgulas em textos do EF II, como demonstraram Carvalho (2019), no estudo de amostra de textos de gênero relato, e Paiva (2021), no estudo de amostra de textos do gênero argumentativo.