Comentários

Muito importante seu trabalho, Otávio! Bons estudos e boa sorte nessa nova jornada!

Olá Helena! Grato pelo comentário. Infelizmente a redução de oferta de outras línguas adicionais nesses centros de línguas tem se intensificando. Em São Paulo, pela instabilidade e pela precarização do ensino nos CELs agora na pandemia, muitos professores saíram e migraram para o ensino regular, onde as aulas são mais estáveis e o salário o mesmo durante um ano. Iniciei o doutorado neste semestre , sob orientação da professora Dra. Mona Hawi. Pretendemos desenvolver um novo componente curricular multilíngue para estabilizar a atividade educativa plurilíngue nos anos finais do ensino fundamental e médio.

Muito importante discutirmos as mudanças glotopolíticas impostas pelo Estado desde o golpe de 2016. Junto com a desoficialização das línguas locais veio também a retirada da obrigatoriedade do espanhol no Ensino Médio, medida que vai na contramão de políticas anteriores que visavam à integração regional na América Latina... Como essas questões vêm sendo muito discutidas desde então e já se passaram três anos da publicação da BNCC, queria perguntar se você tem notícias de seus desdobramentos nas escolas e quais são, exatamente, os objetivos e o escopo de sua pesquisa.

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