DIRETORIA 2021-2023

Presidente: Marcelo Módolo – USP/FFLCH – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas 

Vice-Presidente: Alexander Yao Cobbinah – USP/FFLCH –  Departamento de Linguística

Secretária: Márcia Santos Duarte de Oliveira –  USP/FFLCH –  Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Tesoureira: Marceli Cherchiglia Aquino – USP/FFLCH – Departamento de Letras Modernas

 

 

MINICURRÍCULOS DOS MEMBROS DA DIRETORIA DO GEL 2019-2021

Presidente: Marcelo Módolo – USP/FFLCH – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8339505844352155

Possui graduação em Letras (português e francês) pela Universidade de São Paulo (bacharelado e licenciatura: 1994); mestrado (1998) e doutorado (2004) em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma Universidade. Pós-doutorado (2006) em linguística histórica e semântica cognitiva pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de Filologia e Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Presidente do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo GEL/SP (2021-2023), editor da Revista do GEL (2020), também foi editor da Revista Estudos Linguísticos do GEL e coautor (com o Professor Henrique Santos Braga) da coluna Academia, publicada mensalmente na revista Língua Portuguesa (Ed. Segmento), em que contribuiu para a divulgação científica de trabalhos do campo das Letras. Tem experiência na área de linguística e filologia, atuando principalmente nos seguintes temas: morfossintaxe do português de uma perspectiva cognitivo-funcionalista, filologia (crítica textual) de manuscritos modernos e divulgação científica.

Vice-Presidente: Alexander Yao Cobbinah – USP/FFLCH –  Departamento de Linguística

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0304483812525634

Possui  Mestrado em Linguística da Universidade de Colônia (Universität zu Köln) obtido em 2008, e doutorado em Linguística de campo (Field Linguistics) da Universidade de Londres, SOAS obtido em 2013. A tese de doutorado trata sobre a documentação e descrição do Baïnounk Gubëeher, falado na região senegalesa de Casamansa, assim como sobre questões de multilinguismo na mesma região. Entre 2010 e 2018 atuou como pesquisador de pós-doutorado em dois projetos de pesquisa hospedados na Universidade de Londres/SOAS, liderados por Friederike Lüpke nos quais continuou a descrição e documentação do Baïnounk Gubëeher e a análise do multilinguismo na região Casamansa. Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo nas linhas de pesquisa "Descrição de línguas não-indoeuropeias" e "Estudo do uso, da variação, do contato e da mudança linguística" e pesquisa nas áreas seguintes da linguística: Linguística africana, Crioulística, Línguas Bantu, Contato Linguístico, Descrição Sintática, Documentação Linguística.

Secretária: Márcia Santos Duarte de Oliveira - USP/FFLCH – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2150804592589800

Possui mestrado em Linguística pela Universidade de Brasília (1995); doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo - USP - (2004); pós-doutorado na Universidade de Coimbra (2009). É professora doutora da Universidade de São Paulo e atua nos seguintes temas: linguística de contato; morfossintaxe do português falado no Brasil e do português falado na África; crioulos de base portuguesa do 'Atlântico'. Na área da pesquisa, destacam-se: (i) as investigações centradas na área ibibio - Nigéria/África - anos 1997/2004; (ii) a coordenação de um dos projetos sobre comunidades afrobrasileiras (área do Pará), que integra o 'Inventário Nacional da Diversidade Linguística' - Lei Federal/ INDL (2010); (iii) pesquisas e orientações de pesquisas em: (a) línguas crioulas da área denominada 'Alto da Guiné'; (b) variedades de português faladas na África atlântica e em variedades vernaculares do português falado no Brasil; (iv) a coordenação do 'Projeto do Libolo' (Angola) - USP/Universidade de Macau (em conjunto com o Prof. Dr. Carlos Figueiredo/ Universidade de Macau). 

Tesoureira: Marceli Cherchiglia Aquino – USP/FFLCH – Departamento de Letras Modernas

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7701399030087107 

Licenciada em Letras Alemão - Português pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Assis (2009). Mestre em Linguística Aplicada, subárea de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com bolsa CAPES (2012). Atuou como professora de Língua Alemã no Centro de Extensão (CENEX) da UFMG (2010 - 2012). Doutora em Linguística Aplicada, subárea de Estudos da Tradução pela UFMG (2016) com bolsa CAPES - REUNI. Trabalhou como pesquisadora bolsista no LETRA (Laboratório Experimental de Tradução) (2012 - 2016). Lecionou em disciplinas da graduação do programa Português Língua Adicional, oferecida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG (2012 - 2014). Realizou o Estágio Sanduíche de doutorado com bolsa da Capes (PDSE) na Ludwig Maximilians Universität München (LMU), Alemanha (2014 - 2015). Atualmente é Docente de Língua e Linguística Alemã no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (USP), atuando na graduação e na pós-graduação. Em 2020 recebeu o Prêmio Internacional Jacob- und Wilhelm Grimm Förderpreis do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). É membro da diretoria do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2021 - 2023). Tem experiência nas áreas de Linguística, com foco em pragmática, modalidade e estudos interculturais; Ensino e Aprendizagem de Alemão e Português como Língua Adicional em contexto universitário; Abordagens cognitivas em Ensino de Línguas Adicionais; Análise e Elaboração de Materiais Didáticos; Estudos da Tradução.