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Olá novamente, João! Em relação à primeira questão, estamos exatamente no momento de análise dos dados, sendo possível confirmar que os planos de aula contidos no recorte de pesquisa se propuseram a adequar suas atividades à modalidade de ensino remoto, e que, devido à presença de hiperlinks dentro dos campos das atividades em anexo aos planos, pode-se dizer que há uma interessante proposta do uso de recursos multimidiáticos nas aulas destes planos de aula, um aspecto que, ao considerar a teoria das inteligências múltiplas, pode-se dizer que certamente há a contemplação de variadas habilidades e competências requeridas aos alunos para a realização das atividades. Caso este resultado seja confirmado ao fim da análise, essa constatação seguirá um caminho contrário à hipótese de pesquisa deste projeto, que previu aos planos de aula que suas atividades propostas não explorariam o desenvolvimento de um trabalho pluralizado e que englobasse amplamente as inteligências múltiplas propostas por Gardner, ou seja, a hipótese era de que os planos de aula trouxessem como instruções um envolvimento prático baseado apenas nas inteligências Linguística e Lógico-Matemática. Como ideia para implantar conceitos das inteligências múltiplas nesses planos de aula, sobretudo, ao considerar o contexto de ensino remoto, as maiores considerações a serem feitas são a questão da numerosa gama de recursos didáticos digitais e a questão da acessibilidade do aluno. Os materiais didáticos que podem ser implementados nas atividades previstas nesses planos de aula dentro do contexto de ensino remoto são inúmeros devido à internet e aos diversos websites e plataformas já existentes, o que pode ampliar as propostas dos planos de aula de modo a torná-los mais motivadores, e com atividades que contemplem um processo de aprendizagem mais abrangente em relação às individualidades dos aprendizes de uma língua estrangeira e seus distintos níveis de desenvolvimento de cada inteligência. No entanto, é sempre importante ter em mente os desafios da implementação do ensino remoto e a questão da acessibilidade dos alunos dentro do contexto público de educação básica, cabendo ao docente o papel de reflexão e adequação do plano de aula sempre de maneira condizente à sua realidade e a de seus alunos. Espero ter respondido suas perguntas, estou à disposição. Obrigado!

Obrigado pelas considerações, Fabiana! Em relação aos planos de aula, eles são MDs que podem ser encontrados em diversos portais online (British Council, Nova Escola, Portal UOL Educação, etc.), e podem ser gratuitos ou pagos, a depender do portal ao qual o professor decidir fazer uso. Como minha pesquisa é de base qualitativa, e levando em conta todas as decisões quanto aos procedimentos metodológicos, estou analisando 2 planos de aula. Os planos de aula contemplados em meu recorte são, respectivamente, do portal British Council, que tem como público alvo estudantes do 2º ano do ensino médio, de nível de proficiência B1 - B2, e do portal Nova Escola, que tem como público alvo estudantes do ensino fundamental (9º ano), de nível de proficiência A1-B2. Ambos planos de aula seguem uma proposta temática, são gratuitos e de acesso público a qualquer professor que queira usá-los para suas aulas. É importante considerar que, tendo como foco analisar o que estes planos propõem à luz da teoria das Inteligências Múltiplas, estes recursos didáticos online que estão em meu recorte foram sinalizados pelos próprios portais como planos de aula que podem ser aplicados não apenas na modalidade presencial, mas também dentro do contexto de ensino remoto perante algumas modificações propostas nas instruções de cada plano de aula. Na análise das atividades propostas nos planos e também nas instruções ao professor, estamos extraindo que habilidades e competências das inteligências seriam usadas pelos alunos e professores. Se ainda houver dúvidas, posso trazer mais informações para você. Abraços!

Entendi, você está avaliando os planos dos portais...interessante. E me diga uma coisa: que avaliação você faz dos planos que analisou até aqui? Qual sua idéia para implantar conceitos das inteligências múltiplas nesses planos?

Parabéns pelo trabalho Erick! É de extrema importância no contexto que estamos vivendo. Entendi que são resultados parciais da pesquisa de Iniciação Científica, mas senti falta de informações sobre os planos de aula. Poderia explicar o contexto desses planos de aula? Obrigada. Abraços

Olá, João! Obrigado pelas considerações, acredito que, ao fim, meu projeto possa realmente contribuir com o atual contexto de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Tentarei responder suas perguntas de forma sucinta, mas caso ainda tenha mais questionamentos, me coloco à disposição para tentar esclarecê-lo da melhor forma possível. 1) A teoria das Inteligências Múltiplas (Gardner, 1983) basicamente defende que todos os seres humanos têm habilidades e competências em distintos níveis de desenvolvimento, em oito inteligências, tornando-os capazes de solucionar problemas e criar produtos, ou seja, de ‘viver’. Nesse sentido, em uma categorização de cada uma dessas habilidades e competências, Gardner afirma que temos oito inteligências (lógico-matemática, linguística, musical, interpessoal, intrapessoal, espacial, corporal-cinestésica e naturalista), de modo que esta teoria pode ser utilizada como base para se pensar sobre o campo da Educação e a necessidade de contemplação das habilidades diversas de cada aluno. 2) Na Internet, existem diversos portais educativos online (gratuitos e pagos) que oferecem planos de aula prontos, ou seja, planos de aula já confeccionados sem terem uma devida adaptação aos diferentes contextos de ensino. Esses planos não são de obrigatoriedade da rede pública (muitas escolas adotam livros didáticos em diferentes áreas de conhecimento, por exemplo), sendo assim, os professores de LE podem buscar incrementar suas aulas, usando e adaptando para seus contextos estes planos online sem muitas restrições, o que os garante certa autonomia, por um lado, para modificar ou não essas propostas conforme julgarem necessário. Por outro lado, tais modificações podem afetar diretamente a execução destes planos de aula. O que estou analisando, então, são que habilidades e competências do aluno aparecem nesses planos de aula (mesmo que eles não tenham sido confeccionados à luz da teoria de MI). Diante do contexto de ensino remoto, no qual sabe-se das dificuldades de implementação de atividades por diversas razões, como a questão da alteração absoluta do espaço de sala de aula (agora em plataformas digitais - ensino remoto emergencial) e a própria acessibilidade dos alunos aos recursos didáticos digitais, espero que essa pesquisa ajude, mesmo que de forma restrita, professores que buscam recursos extras nesses sites.

Erick, parabéns pelo trabalho. É uma pesquisa totalmente pertinente ao momento que estamos vivendo. Confesso que tenho apenas uma vaga lembrança do que estudei sobre inteligências múltiplas no PPGL e também não conheço os planos de aula do portais de educação aos quais você se referiu. Assim, deixo algumas perguntas para poder entender melhor: 1. O que é a teoria das inteligências múltiplas? (apenas os principais pontos, bem resumidamente) 2. Fale um pouco sobre os Planos de Aula, por favor. São obrigatoriedade da rede pública? Ficam disponíveis online? O professor pode criar seu próprio plano ou ele já é pré-determinado? Ele está atrelado a um livro didático e a um conteúdo programático? (Caso esteja, quanta autonomia teria o professor para aplicar conceitos de inteligências múltiplas?) Por enquanto são essas minhas dúvidas. Amanhã passo novamente por aqui. Até!

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