Dominique Maingueneau, em Gênese dos discursos (1995; 2008), aponta que enunciados cujos sentidos se encontram nas práticas discursivas podem entrar em conflito, por conta de suas semânticas distintas, e mesmo assim ainda podem integrar um mesmo sistema, um mesmo discurso. O que propomos nesse painel é essa confluência discursiva produzindo dois discursos diferentes a partir de um texto que, a princípio, acreditamos ser o mesmo, porém com enunciados distintos, que na “mesma história” acabam revelando um deslizamento de sentido. Uma situação similar está presente em Ritos genéticos editoriais (2016), em que a partir de uma cartilha, um objeto editorial, são postos em xeque dois posicionamentos relativos à fé católica: o grupo responsável pela cartilha (Católicas pelo direito de decidir) é a favor do aborto, enquanto o discurso católico em geral é contra essa prática; no entanto, esse grupo se vale de uma questão central do catolicismo como justificativa para seu apoio, o livre-arbítrio. Assim, os enunciados que nos propomos a comparar, constituem, segundo nossa hipótese, uma outra história e, no caso, um outro conto de fadas. O Barbazul (2017) de Anabella López é definido como uma adaptação, reconto, versão, do clássico de Perrault, Barba Azul (1697; 2015), mas na pesquisa que desenvolvemos, e que faz parte do GP Comunica – inscrições linguísticas na comunicação (UFSCar/CEFET-MG, CNPq), e da rede de pesquisas do LABEPPE - Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição, examinamos mudanças pontuais no texto escrito e certas inscrições materiais que permitem, além da identificação estilística da ilustradora e escritora, entender esse mídium (Debray, 1993a) como uma outra coisa, que chamamos em nossa pesquisa de objeto gótico, pois sua formalização material (Flusser, 2007), as técnicas empregadas que moldam a materialidade visando à criação de algo idealizado, passou por um processo de gotificação, ou seja, uma produção de ethos gótico através do realce de características pontuais, enunciados, por assim dizer, que fazem esse objeto se conectar a um interdiscurso pertencente ao gótico. Desse modo, mostraremos as morais de Perrault em contraste com as características de texto, paratexto e sua inscrição material assinados por López, evidenciando esse deslizamento de sentido que produz dois discursos diferentes quanto à visão da mulher, que se torna tema central da obra. (Pesquisa financiada pela FAPESP – Processo: 2020/10767-0).