O advento da internet e o desenvolvimento de novas tecnologias permite, que cada vez mais, interações humanas de diversos tipos sejam concretizadas em ambiente online, causando crescimento considerável no número de usuários de websites e outros recursos. A necessidade atual de isolamento social causada pela pandemia do COVID-19, contribuiu ainda mais para a aceleração do processo de digitalização de negócios, facilitando a interação de fornecedores de produtos e serviços com potenciais consumidores. Nesse cenário, os e-commerces, lojas eletrônicas online, ganham grande potência, visto a impossibilidade de atividades presenciais.
Levando em consideração a importância dos e-commerces para a cadeia de consumo no contexto de pandemia, este trabalho descreve o processo de identificação das construções com verbo suporte substantivo predicativo que tenham intenção avaliativa no corpus de reviews de produtos da Americanas, a fim de se identificar as estruturas com mais ocorrências (análise quantitativa) nesse contexto, e, dessa forma, contribuir para a melhor compreensão da percepção dos usuários sobre os produtos vendidos nessa loja, e possivelmente, possibilitar à empresa tomada de ações que melhorem a experiência de seus consumidores.
As construções com verbo-suporte são formadas por um verbo que funciona como verbo-suporte (Vsup) e por um nome predicativo (Npred). Nas construções com verbo-suporte, o elemento predicador central é o Npred, substantivo abstrato que impõe restrições de argumentos, sendo assim o Vsup funciona como auxiliar nominal, para veicular as marcas gramaticais de tempo, modo, aspecto, pessoa e número (RASSI, Amanda Pontes et al. Um corpus anotado de construções com verbo-suporte em Português. Gragoatá, Niterói, n. 38, p. 207-230, 1. sem. 2015).
Neste trabalho, a análise quantitativa de ocorrência com Vsup limita-se às construções com os verbos-suporte dar, fazer e ter, visto que eles são considerados verbos suportes elementares e, no corpus utilizado, eram os verbos que se enquadraram como suporte.
Este trabalho se enquadra dentro da área de processamento de linguagem natural, no que concerne à descrição linguística para recursos computacionais e se faz relevante para o processamento de texto, construção de base para recursos de PLN (processamento de linguagem natural) e análise de sentimentos.