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RESPOSTA AO COMENTÁRIO DE GLEICE Oi, Gleice, bom dia! Muito obrigada pelos comentários. Os parâmetros lexicográficos foram elaborados na minha tese de Doutorado (VARGAS, 2018). Para a tese, elaboramos parâmetros para a compreensão textual escrita e a produção textual escrita. Em relação à produção escrita, propusemos parâmetros para macroestrutura (adjetivos e formas no particípio, estrangeirismos, unidades fraseológicas, formas verbais no presente que sofrem ditongação da vogal tônica em espanhol, padrão gráfico condensação textual); microestrutura (acentuação, equivalentes, correção de informações, partição de palavras, exemplos de uso); macroestrutura e microestrutura (formas femininas, verbos pronominais da realidade escolar dos usuários); superestrutura, macroestrutura e microestrutura (falsos amigos); superestrutura e microestrutura (heterogenéricos). Igualmente, enfatizamos a importância do letramento lexicográfico em contexto escolar. No tocante à compreensão escrita, aventamos parâmetros para macroestrutura (unidades fraseológicas e formas pronominais) e microestrutura (heterogenéricos e falsos cognatos), bem como reiteramos a necessidade do ensino do uso do dicionário em sala de aula. Se tiver interesse, é possível fazer o download da minha tese nesse link: http://marianadarevargas.com.br/?page_id=25 Um abraço!

Boa noite! Obrigada pelo comentário e pergunta. Com relação ao professor (e/ou à formação do professor, conforme tratamos especificamente no trabalho), podemos dizer, pela experiência que tivemos durante a pesquisa, que o docente considera o dicionário um importante material didático complementar, especialmente, para a preparação de suas aulas. A utilização desse material é menor quando observamos o seu uso durante as aulas para realizar atividades com os alunos. Neste sentido, verificamos que se o professor obtiver conhecimento/ contato com formas de potencializar o uso desse material por meio de curso/formação sobre Lexicografia Pedagógica em que trate dos tipos de dicionários, de quais parâmetros lexicográficos os dicionários apresentam, de que atividades pode executar com os alunos, etc., professor e aluno poderão se beneficiar das informações que são oferecidas pelas obras lexicográficas para melhorar não só o conhecimento léxico, como também o linguístico, podendo motivar uma atitude linguística ativa, conforme mencionado, no comentário, feito pela professora Gleice. A tecnologia contribuiu para mudanças significativas na Lexicografia, haja vista os dicionários que temos à disposição (salientamos: impresso e eletrônico). Nota-se que a forma de apresentar a informação para o consulente, em particular quando se trata de dicionários voltados para o âmbito escolar/dicionários pedagógicos, tem sido avaliada, considerando, por exemplo, as questões multimodais. Segundo Pontes (2018), o verbete é um texto multimodal e que, ao ser composto, seja por código visual, seja pelo verbal, veicula o significado de maneira diferente. Também afirma que não podemos ler ou consultar o verbete, colocando nossa atenção apenas à mensagem escrita porque ela coexiste com outros elementos também importantes.

Boa noite! Parabéns pelo trabalho! Gostaria que falasse um pouco a respeito dos parâmetros lexicográficos, que você aponta tanto no resumo (apresentar maneiras de potencializar o uso do dicionário pedagógico no ensino-aprendizagem de línguas, especialmente, a língua espanhola, por meio de parâmetros lexicográficos, voltados a auxiliar os alunos quando realizam atividades de produção textual escrita em língua espanhol), quanto no vídeo. Com quais parâmetros lexicográficos você opera para pensar uma atitude linguística ativa tanto de professores quanto de alunos? É possível aventar/ formular parâmetros lexicográficos mais condizentes com as necessidades dos alunos da educação básica, imersos em situações lexicográficas multimodais, cujos parâmetros são instáveis e potencializadoras de outras ordens lexicográficas? Grata.

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