Excelente, Ana!
Respondendo o comentário da Helena, o que nós vimos na pesquisa é que nesse livro faz parte da mitologia de Shakespeare ao mesmo tempo que também constrói a mitologia de Mauricio de Sousa., nesse processo também construindo uma mitologia própria ao se mostrar como um clássico. Tanto que em um dos paratextos há uma afirmação dessa adaptação ser clássica: “Mauricio começou sua carreira com a Turma da Mônica sozinho. Com o tempo, foi montando sua equipe com artistas talentosos, que deram vida a tantas histórias inesquecíveis, como este clássico que está em suas mãos”. Esta autoproclamação de clássico faz parte do ethos dito da obra, que em sua constituição também mostra essa consagração (ethos mostrado de edição de luxo). Assim, a HQ Turma da Mônica: Romeu e Julieta (2015) é um vetor de sensibilidade, que existe ao validar a matriz de sociabilidade da qual faz parte, o selo Mauricio de Sousa Produções.
Acho incrível como seu objeto de estudos reúne em sua formalização material dois mundos diferentes, mas que, a partir das decisões feitas, eles acabam conversando e produzindo sentidos únicos. Parabéns pela pesquisa!
Oi, Ana! Achei super interessante a aproximação que o livro faz ente dois autores tão díspares ao disponibilizar suas biografias lado a lado – ainda mais pelo fato de ser uma publicação da própria Maurício de Souza Produções. Como isso incide no ethos projetado pela obra em relação à matriz de sociabilidade a que ela remete?
Orientações
• Todos os campos são obrigatórios.
• Se seu texto for uma resposta ou um comentário a uma mensagem anterior, indique isso.
• Se fizer uma pergunta, acesse a página novamente depois de algumas horas para verificar se houve resposta.