Este trabalho tem o objetivo de analisar como se constitui profissionalmente o professor de Língua Portuguesa em formação inicial e como ele constrói (re)configurações sobre sua atividade. Para isso, faz-se uso do quadro teórico-metodológico e analítico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), pautado nos escritos de Jean-Paul Bronckart (1999, 2006, 2008) e Anna Rachel Machado (2004, 2007, 2009). Cumpre salientar que essa teoria parte dos pressupostos do Interacionismo Social de Vygostsky, no que diz respeito à questão do desenvolvimento humano, e das proposições de Bakhtin/Voloshinov, no tocante à linguagem. Desse modo, a vinculação à teoria justifica-se pelo fato de a linguagem ser entendida enquanto uma forma de produção social, a qual permite aos homens não só desenvolverem representações acerca do contexto no qual estão inseridos, como também intervirem nesse meio, modificando-o e a si mesmo. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, conforme Machado (2009), para se compreender o trabalho docente é necessário tomar como objeto de análise não as condutas diretamente observáveis desses profissionais, mas os textos que são produzidos acerca dessa atividade. Nessa perspectiva, a pesquisa desenvolve-se em um contexto de estágio curricular – preparação para a docência – em que os futuros professores, ao responderem um questionário, têm a oportunidade de expressarem seus anseios e expectativas quanto à sua profissão. Nesse caso, analisa-se como os textos produzidos no e sobre o ensino de Língua Portuguesa, por estudantes de licenciatura em Letras de uma universidade em específico, isto é, professores em formação inicial, podem auxiliar na compreensão do trabalho docente. Sob esse viés, busca-se observar, a partir da teoria do ISD, as relações entre linguagem e trabalho docente que ocorrem num contexto discursivo, no qual se desenvolvem atividades sociais, atividades de linguagem e ações de linguagem. Focalizam-se, desse modo, as (re)configurações sobre o trabalho com ensino de língua materna construídas durante a formação inicial e efetivadas, sobretudo, no estágio.