Concebida como um fenômeno social, a língua caracteriza-se pela mudança, pela evolução, resultante, em especial, da necessidade de (re)nomeação de novos objetos, seres, ideias, fatos, entre outros. Em decorrência disso, o léxico das línguas naturais inova-se, intermediado pelos processos de criação lexical de que o sistema linguístico disponibiliza. À capacidade de criação de novas unidades léxicas, dá-se o nome de neologia, e ao seu produto, neologismo. Nesse sentido, o desenvolvimento ou aprimoramento da competência lexical do aluno, compreendida, aqui, como a habilidade de criação lexical, torna-se fundamental no ensino de língua materna. Assim, ao passo que as abordagens tradicionais do ensino de língua portuguesa dão-se, de modo geral, por meio de livros didáticos, os quais, regularmente, privilegiam questões gramaticais normativas em detrimento dos estudos lexicais, torna-se evidente a necessidade de abordagens mais aprofundadas nos materiais de amplo acesso no ensino, que venham contemplar o fenômeno neológico e capacitar o aluno a utilizar adequadamente o sistema linguístico para a criação de novas palavras. Este trabalho tem por objetivo, portanto, investigar a percepção do “PNLD 2018 – Guia de livro didático do Ensino Médio – Língua Portuguesa” acerca da abordagem da neologia/neologismo nos livros didáticos aprovados para adoção nas escolas públicas no triênio 2018-2020, com vista a depreender, em primeira instância, o modo como os órgãos gestores concebem e/ou reconhecem o fenômeno nessa ferramenta de ensino, tendo como uma das hipóteses a sua rara menção pelos avaliadores das coleções. A pesquisa fundamenta-se nos Estudos do Léxico para o (re)conhecimento do fenômeno no guia e, respectivamente, nas resenhas das coleções aprovadas pelo programa, bem como para a análise qualitativa dos dados. Para tanto, primeiramente, foi feita uma leitura breve do referido guia e respectivas resenhas das coleções aprovadas e indicadas para adoção. Posteriormente, a análise foi complementada com a ferramenta de busca rápida do editor de PDF “Foxit Reader”, por meio da inserção de termos-base, tais como “neologismo”, “neologia”, “formação de palavras”, “léxico”, “criação lexical”, “competência lexical”, entre outros termos que viessem remeter a leitura a qualquer informação pertinente à nossa hipótese. Com os dados apurados e distribuídos em tabela quantitativa e qualitativa, obteve-se o resultado da pesquisa, o qual aponta que as abordagens lexicológicas acerca da neologia/neologismo não são privilegiadas no ensino de língua portuguesa, via livro didático, do mesmo modo não são reconhecidas e/ou são raramente mencionadas pelos avaliadores.