O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca do curso extensionista de português para adolescentes, ofertado dentro do projeto “PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA PARA MULHERES E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL” – contemplado pelo Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade (PEIC) 2019-2020. Foi oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e teve sua aplicação de forma online, devido à pandemia, no segundo semestre de 2020. O curso teve como principais objetivos: propor uma reflexão acerca da utilização da língua materna no cotidiano, tanto o uso informal, quanto formal; o aprendizado da língua portuguesa, de forma dinâmica e não conteudista, como também o uso da tecnologia digital como ferramenta para o ensino. Durante todo o curso foram propostas 15 atividades, com ênfase em leitura, oralidade, escrita e análise linguística/multissemióticas, áreas escolhidas de acordo com a BNCC (2018), pois é a forma como o documento propõe e faz a divisão dos conteúdos que deverão ser trabalhados no ensino de língua portuguesa. Todas as semanas, as professoras, que eram alunas do curso de Letras da UFU, ficavam encarregadas de pesquisar e formular uma nova atividade que pudesse ter uma ligação com a anterior. Todo o curso foi pensado para o meio digital e contou com a inserção de atividades com foco na tecnologia e tópicos que também conversavam com o meio. Dentre as atividades desenvolvidas no projeto, destaco: a proposta produção de podcasts, que teve como intuito a apresentação de mulheres que as próprias alunas consideraram fortes e as propostas de leituras de diferentes gêneros textuais, como HQ 's presentes em uma rede social e contos disponibilizados digitalmente. Elaborar atividades para o ensino online foi desafiador, mas ter contato com variadas formas de ensino é um aprendizado para toda a carreira docente. Para tanto, apoiamo-nos em obras, como Ensinando a transgredir, de Hooks (2013), Português - Bases gramaticais para a produção textual, de Freitas, Maciel e Albuquerque (2009), Letramento Literário, de Cosson (2011), Hipermodernidade, Multiletramentos e gêneros discursivos de Rojo e Barbosa (2015), e A leitura nos oceanos da Internet de Silva, organizado por Freire, Almeida e Amaral (2003). Como autora deste trabalho, destaco que minha participação no projeto ocorreu de forma voluntária, já que acredito no poder da educação e no comprometimento para com os estudantes neste momento de pandemia. (Apoio: PROEX - UFU).