Nos últimos anos, as redes sociais têm se popularizado como espaço para
expressão de opiniões e como meio para a circulação de notícias. No âmbito do discurso
jornalístico, as plataformas digitais são utilizadas de forma a garantir maior engajamento e
mobilização popular, visando à captação do maior número possível de leitores. Partindo dessa
perspectiva, o presente trabalho toma como objeto de estudo comentários do Twitter em
resposta à divulgação de um editorial do jornal Folha de S. Paulo. No aspecto analítico, a
pesquisa busca investigar de que modo o internauta se posiciona em relação ao seu
interlocutor, ao seu próprio ponto de vista e em relação a outras vozes presentes na situação
comunicativa. Mais ainda, o trabalho busca evidenciar como tal organização enunciativa
impacta a construção de imagens identitárias (ethos) e a projeção de emoções (pathos) no
plano discursivo desses comentários. Para isso, o trabalho ancora-se no Modo de Organização
Enunciativo proposto pela teoria Semiolinguística (Charaudeau, 2008), e nos estudos
contemporâneos da argumentação, com enfoque nas abordagens sobre o ethos e o pathos
(Amossy, 2005; Charaudeau, 2008; Maingueneau, 2005, 2008). De forma sucinta, os
resultados indicam uma variação nos modos de organização enunciativa de acordo com a
posição que o sujeito busca ocupar em determinado contexto. Isso revela que o enunciador
pode mostrar sua opinião pessoal, lançando mão de um comportamento elocutivo em alguns
casos. Pode, também, estabelecer um processo de interlocução com outros sujeitos, utilizando
um comportamento alocutivo, ou, ainda, encenar certa objetividade em seu discurso,
isentando-se de seu ato de comunicação, em um comportamento delocutivo. No que diz
respeito à construção do ethos, nota-se a projeção de imagens identitárias diversas, sobretudo
das que evidenciam indignação, revolta, descontentamento e desfaçatez. Também permeiam
os tweets imagens que sinalizam denúncias e críticas em relação ao poder público
(imputação, incompetência, insatisfação e oportunismo). Quanto à projeção das emoções no
discurso, alguns sentimentos podem ser suscitados na instância de recepção, com destaque
para efeitos patêmicos de descontentamento, indignação, concordância, constrangimento e
frustração. Desse modo, observa-se que os comentários do Twitter funcionam como um
importante instrumento de divulgação e de popularização das publicações da Folha de S.
Paulo, destacando-se como formas de expressão da opinião pública em relação à temática
abordada pelo editorial e, ainda, em relação ao posicionamento valorativo do veículo de
comunicação sobre o assunto tratado.