Obra: Linguística Cognitiva e Comunicação Científica: questões teóricas, pedagógicas e tecnológicas
Autoria: Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues
Editora: Editora Pontes
Ano de publicação: 2021
Link para acesso/aquisição: clique aqui.

Apresentação:

“Pegue seu mapa, identifique o ponto para onde ir, o ponto onde você se encontra e, a partir do primeiro, trace um caminho” (Rubem Alves).

A obra "Linguística Cognitiva e Comunicação Científica: questões teóricas, pedagógicas e tecnológicas" conta a história de um projeto de extensão interdisciplinar, o Laletec - Laboratório de Letramento Técnico Científico, que gerou um Grupo de Pesquisas em Comunicação Científica, o aCOMTECe. É uma agremiação dos trabalhos dos eixos pedagógico, tecnológico e comunicacional para a produção de conhecimento semântico sobre a comunicação científica para educar jovens cientistas.

O livro representa a Jornada do aCOMTECe na Ciência. Conhecer o território (teoria) apenas pelo mapa (modelo) não é o mesmo que conhecê-lo também pela vivência, na prática, por meio de veículos (ferramentas). Organizamos o conhecimento produzido no primeiro ano do grupo, de agosto/2019 a dezembro/2020, em três seções: teórica, pedagógica- comunicacional e tecnológica. Teoria é território - Linguística Cognitiva e Comunicação. Modelo é mapa - Competência Informacional e Pedagogia. Ferramenta é veículo - Informática e Tecnologia. Comunicação Científica no aCOMTECe é integração. Integração entre linguagem e cognição, entre comunicação e ciência. Encontros significativos entre cientistas da linguagem, da informação e comunicação e da computação.

O ponto de partida dessa jornada, em 2015, vislumbrou, como primeira passagem, a Pedagogia. A formação de cientistas no Laletec é permeada pela exploração e mapeamento de múltiplas possibilidades de “como fazer” uma pesquisa científica. O mapeamento é constituído por dois modelos de programa de competência informacional, “The Big Six Skills” e “Information Search Process (ISP)”, para auxiliar os cientistas em seus processos e produtos de comunicação científica. A partir de habilidades como localizar, interpretar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar a informação científica, incorporamos novas representações da jornada científica. As ferramentas produzidas foram: o [SciDic], Dicionário Laletec de Comunicação Científica - um dicionário inglês/português nos domínios Pesquisa, Metodologia e Redação; e o MOOC "Pesquisa em Perspectiva", um curso de extensão de redação científica a distância, solução pedagógica para minimizar a maldição do conhecimento. Em suma, a competência informacional é o mapa que representa a nossa trajetória pela redação científica.

Encaramos uma empreitada digna de Odisseu, pois tínhamos como meta a busca da Tecnologia que viria a ser a nossa ferramenta, que nos transportaria por um território pouco conhecido tendo como guia um mapa que, no início, mal sabíamos ler. Foi um grande desafio que envolveu muitos estudos, buscas, leituras, debates, tentativas, extravios, retornos e surpresas. Tivemos a grata surpresa de descobrir a caixa de ferramentas que nos permitiu construir aplicações para alavancar os trabalhos de nossos parceiros linguistas, comunicadores e pedagogos. Primeiramente, aprendemos a operacionalizar anotadores automáticos de frames através da Basic Text Pipeline (BTP), que amplia a velocidade de detecção de frames em arquivos de textos e, assim, viabiliza o trabalho de nossos colegas linguistas. As saídas dos anotadores automáticos de frames são complexas e sua análise fatigante. Com a aplicação da Ciência de Dados, logramos êxito em processar essas saídas de dados e trazer à luz padrões narrativos e figurativos que permitem ao linguista elaborar teorias relativas à integração conceptual em resumos científicos. Em um esforço de reorganização e reestruturação, voltamos nossos olhares para os nossos processos e, com o auxílio das metodologias de organização da informação, estruturamos os arquivos da BTP, buscando acesso e recuperação de dados mais eficientes. Finalmente, trabalhamos na construção do FrameIndex, não só uma ferramenta indexadora de frames, mas uma ferramenta pedagógica que permite que o conceito de frames seja aplicado para o ensino da macroestrutura do texto científico. Resumindo, a tecnologia é o nosso veículo na redação científica.

O movimento rumo a nos tornarmos um Grupo de Pesquisas, em 2019, fez-nos embarcar na Comunicação para estabelecer conexões não apenas com cientistas, mas com o público em geral. Nesse sentido, traçamos estratégias em duas frentes de trabalho: Comunicação Científica e Divulgação Científica. A Comunicação Científica tem por objetivo disseminar conhecimento dentro da comunidade científica. A Divulgação Científica, por sua vez, busca levar os avanços da Ciência até o grande público. Para isso, é necessária a adaptação do discurso científico de modo a torná-lo acessível ao maior número de pessoas possível. Nesse contexto, lançamos mão do Marketing e da Gestão Integrada de Comunicação, que nos oferecem subsídios para desenvolver um trabalho ativo e inovador para Grupos de Pesquisas, abarcando elementos como a criação de missão, visão e valores, a concepção de uma identidade visual e a gestão de presença online em redes sociais. Enfim, a comunicação é o nosso território na redação científica.

Na busca pela integração entre Linguística Cognitiva, Pedagogia e Tecnologia [Teoria - Modelo - Ferramenta : Território - Mapa - Veículo], queremos desembarcar na Comunicação Científica que valoriza a colaboratividade e a inovação. Desejamos a você, que vai ler a nossa obra, que faça uma agradável viagem pelos caminhos do conhecimento, apreciando as paisagens teóricas da Linguística e da Comunicação, usufruindo de nossa caixa de ferramentas pedagógicas e tecnológicas, aventurando-se rumo ao destino de uma Educação que leva os cientistas da empatia à autonomia.

Agradecemos aos cientistas do aCOMTECe, autores desta obra; aos servidores do IFSP São João da Boa Vista; ao Prof. Gilson Volpato; aos pareceristas, conselho editorial desta obra; às nossas famílias e a todos que nos acompanham nesta trajetória, explorando o novo, superando obstáculos e decidindo entre bifurcações, mas sempre olhando na mesma direção. Acreditamos que o mais importante é empreender a nossa própria jornada, juntos, com propósito e paixão, sempre em movimento.


 

Ficou interessada(o) pela obra? Gostaria de trocar uma ideia com os autores? Você pode contatá-los pelo e-mail rosanaferrareto@ifsp.edu.br.

 

Clique  AQUI  para ver mais lançamentos.