Obra: Construções coordenadas nas variedades portuguesas. Uma abordagem discursivo-funcional
Autoria: Erotilde Goreti Pezatti; Roberto Gomes Camacho; Marize Mattos Dall’Aglio Hattnher
Editora: Mercado de Letras
Ano de publicação: 2021
Link para acesso/aquisição: clique aqui.
Apresentação:
Os estudos apresentados nos capítulos desta coletânea se concentram na tarefa específica de evidenciar as motivações funcionais da coordenação em português, promovendo discussões que permitem, de saída, destacar dois pontos principais: (i) a refutação da aparente simplicidade do fenômeno defendida pela literatura; e (ii) as motivações não só semânticas, mas também pragmáticas, envolvidas na formulação dos enunciados.
Quanto ao primeiro ponto de destaque, o tratamento inovador, em comparação com o da tradição gramatical, mostra que a coordenação consiste num processo de codificação que conecta unidades morfossintaticamente independentes, originadas de constituintes equipolentes em relação aos valores pragmáticos e semânticos envolvidos.
O segundo ponto de destaque é a adoção da GDF como modelo teórico, especialmente a separação entre a Formulação e a Codificação, que torna evidentes as motivações pragmáticas e semânticas envolvidas nos processos morfossintáticos de análise.
Esse tratamento implica, portanto, uma concepção de coordenação como um processo mais complexo do que se vê na tradição gramatical e descritiva. Amplia o alcance da morfossintaxe na gramática do português o fato de que os trabalhos desta coletânea tratam não apenas de Coordenação, mas também de dois outros processos formais, o de Listagem e o de Expansão, entendidos como um reflexo, na Codificação, de estratégias da Formulação.
É esse entendimento diferenciado que implica um refinamento da definição de coordenação, mesmo no âmbito dos estudos descritivos – o que, por si só, imprime ao conjunto da obra um caráter notadamente inovador.
Esta coletânea poderia ser considerada mais uma dentre tantas obras que tratam do processo sintático de coordenação; na realidade, porém, os textos que a compõem dão uma contribuição relevante não apenas para o avanço da discussão sobre a coordenação na literatura, mas também para o avanço dos estudos funcionalistas em geral.
Ficou interessada(o) pela obra? Gostaria de trocar uma ideia sobre? Você pode entrar em contato pelo e-mail livros@mercado-de-letras.com.br.
Clique AQUI para ver mais lançamentos.