Obra: Perspectivas educacionais e novas demandas: contribuições da telecolaboração
Autoria: Daniela Nogueira de Moraes Garcia
Editora: Cultura Acadêmica- Editora UNESP
Ano de publicação: 2020
Link para acesso/aquisição: clique aqui.

Apresentação:

O momento pandêmico pelo qual passa o mundo inspira olhares atentos para as mais diversas áreas de nossa sociedade. A educação, também, perece pelas situações de distanciamento social impostas.

O livro, aqui proposto, emerge de inquietações advindas da modernização tecnológica que, digitalmente, interfere, também, no cenário educacional. Dessa forma, com o intuito de buscar diálogos com pesquisas e experiências digitalmente mediadas, compartilho ações de intercâmbio virtual que enfocam o processo de ensino/aprendizagem e papéis de educadores e aprendizes diante de demandas, atualmente, reforçadas. Tais ações podem se constituir luz para o panorama mundial vigente com tentativa de promover trocas de conhecimento pautadas no suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.

Observamos que, do dia para a noite, educadores e aprendizes foram retirados de sala de aula física, migrando para contextos virtuais ou híbridos, por meio de aplicativos, plataformas e mídias, para minimizar perdas pedagógicas. Dessa forma, reconhecendo o potencial das tecnologias para fomentar contextos de aprendizagem telecolaborativa, expandindo o trabalho desenvolvido em sala de aula e capacitando professores e alunos para atuação em novas demandas, compartilho ações conduzidas no âmbito da língua inglesa, com foco no intercâmbio virtual entre instituição brasileira e parceiras estrangeiras.

Abordamos o teletandem como fundamental contexto para a aprendizagem telecolaborativa, pautado em trocas linguísticas em português e inglês via aplicativo de videoconferência e recursos de áudio, vídeo e escrita. Os dados compartilhados, no presente livro, reconhecem o teletandem como facilitador de acesso aos povos, línguas e culturas a baixos custos, criando espaços de interação, a partir de objetivos pré- estabelecidos com base nas ações em tandem.

Ademais, apresenta-se a colaboração on-line com foco no uso do inglês como língua franca, como forma de promover intercâmbio e aprendizagem em um contexto inter e transcultural. As experiências aqui retratadas demonstram o exercício da reciprocidade, autonomia, reflexão, empatia e, acima de tudo, o desenvolvimento da competência transcultural associada à uma construção e troca significativa de conhecimento junto do parceiro.

Entendo, assim, que esta publicação possa incentivar e embasar práticas que complementem ações pedagógicas em áreas distintas do conhecimento já que contribuem para a formação de alunos mais autônomos, professores mediadores e, acima de tudo, uma educação voltada para a globalização e internacionalização.


 

 

Ficou interessada(o) pela obra? Gostaria de trocar uma ideia com os autores? Você pode contatá-los pelo e-mail daniela.nm.garcia@unesp.br.

 

Clique  AQUI  para ver mais lançamentos.