Obra: O trabalho com textos multissemióticos em sala de aula: perspectivas metodológicas
Autoria: Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias, Teciene Cássia Souza
Editora: Bordô-Grená
Ano de publicação: 2021
Link para acesso/aquisição: clique aqui.
Apresentação:
O livro O trabalho com textos multissemióticos em sala de aula: perspectivas metodológicas, foi organizado pelas pesquisadoras Helena Maria Ferreira, Professora Doutora da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Jaciluz Dias, Doutoranda em Linguística na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Teciene Cássia Souza, Mestranda em Educação na UFLA.
Em nove capítulos, a coletânea tem o intuito de reunir pesquisas que possam contribuir para uma reflexão sobre o trabalho com os textos multissemióticos, os quais apresentam configurações que conjugam diferentes recursos, e que, por sua vez, são indiciadores de sentido e orientam o percurso interpretativo.
Com a disseminação da Internet e a criação de redes sociais que permitem o compartilhamento de textos, houve um redimensionamento das interações, o que tem afetado as práticas pedagógicas e, de modo especial, a didática de ensino de línguas. Esse contexto de organização multimodal dos textos tem desencadeado várias discussões acerca dos recursos mobilizados pelos autores para a construção do projeto de dizer.
Os avanços tecnológicos requerem um trabalho que considere a diversidade de gêneros discursivos que podem ser trabalhados em sala de aula. Por isso, considera-se essencial analisar e refletir sobre as diferentes linguagens que compõem esses gêneros e que fazem parte das interações sociais.
Nesse sentido, o livro busca socializar pesquisas que versem sobre o trabalho com os textos multissemióticos em sala de aula, dada a relevância do estudo desses textos para a formação de leitores proficientes e a ampliação de habilidades relacionadas aos letramentos. Assim, são analisados diferentes textos, sob o viés multissemiótico: desde videoanimações, passando por minicontos digitais e anúncios publicitários, até episódios de séries consagradas.
Como pesquisadoras, que elegem como objeto de estudo os textos multissemióticos, as organizadoras desse livro pensaram em professores de línguas e literaturas da educação básica. Por isso, espera-se que o livro desperte provocações para novas reflexões acerca do trabalho com os modos semióticos em sala de aula.
Ficou interessada(o) pela obra? Gostaria de trocar uma ideia com os autores? Você pode contatá-los pelo e-mail jaciluz.fonseca@ufla.br.
Clique AQUI para ver mais lançamentos.