Obra: Narrativas de Imigrantes e Descendentes de Alemães de Tarumã - SP
Organização: José Luís Félix
Editora: Editora Life
Ano de publicação: 2020
Link para acesso/aquisição: clique aqui.
Apresentação:
A ideia deste livro tem origem em 2015 durante a Maifest e Brooklinfest em São Paulo. Nesta época, houve grande interesse por pesquisas de memória. No ano seguinte, os prefeitos dos municípios de Tarumã,de Cruzália e de Maracaí, engajaram-se na tarefa de construir ações para resgatar e preservar este passado de imigrantes no Médio Vale do Paranapanema. Também o Dr. Eckhard E. Kupfer, Diretor do Instituto Martius-Staden de São Paulo, aderiu à ideia e elaborou um protocolo de intenções de parcerias e projetos nesta área.
Em outubro de 2016, apresentamos a proposta do projeto “Narrativas de Imigrantes e Descendentes” que funcionou como “uma sementinha lançada ao vento” e imediatamente cultivada pela prefeitura de Tarumã – SP.
Em dezembro de 2016, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Paranapanema - CIVAP nos convidou para fazer um convênio entre UNESP e CIVAP, permitindo todo tipo de projeto, quando aproveitamos para apresentar o Primeiro Termo Aditivo, específico para a realização do projeto das Narrativas de Imigrantes e Descendentes de Alemães em Tarumã-SP.
O convênio entre a UNESP e o CIVAP foi firmado em 25 de agosto de 2017 com vigência até 24 de agosto de 2022. Depois de celebrado o convênio, formamos uma equipe de professores, escritores, ilustradores e apaixonados em geral para levantamento das informações em certidões de registro de imóveis, fundos e acervos públicos e privados, hemerotecas, internet, bibliotecas,entrevistas, entre outras.
As narrativas, produto final do projeto, foram escritas por professores, alunos e ex-alunos do Curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras de Assis – UNESP, bem como por outros colaboradores e interessados. O livro etá dividido em duas partes: as notícias das narrativas e as narrativas propriamente ditas.
Nas Notícias das Narrativas optamos por um texto mais científico e comprometido com os fatos documentais acerca da história de Tarumã. Nesta parte, estabelecemos um novo marco na história local e alguns mitos foram desvendados.
Nas Narrativas organizamos um conjunto de 30 crônicas que tentam recuperar os principais fatos que envolveram alemães e descendentes de alemães na região. Os textos seguem uma cronologia e permitem detalhes que, se não acompanham rigorosamente o acontecido, se prestam a ajudar o leitor na imaginação e no deleite do passado. Para reforçar ainda mais este prazer em desenhar a memória com palavras, foram feitas ilustrações baseadas em fotos daquela época.
Ficou interessada(o) pela obra? Gostaria de trocar uma ideia com os autores? Você pode contatá-los pelo e-mail felixzeluis@gmail.com.
Clique AQUI para ver mais lançamentos.