Obra: Ler e Escrever na Cibercultura: concepções e práticas
Organização: Maria de Lourdes R. Remenche e Maria de Lourdes Dionísio
Editora: Pontes
Ano de publicação: 2021
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Apresentação:

As tecnologias, cada vez mais, vêm assumindo um lugar de destaque na organização da cultura pós-moderna, produzindo não só mudanças nas formas de interagir e produzir conhecimento, mas também nos modos de ler e escrever nos diferentes espaço-tempos favorecidos pela cibercultura.

Considerando esse contexto multidimensional, neste livro, apresentamos o resultado de estudos produzidos por pesquisadores do Brasil, Europa e Estados Unidos sobre os processos de produção de sentido e o seu ensino em uma contemporaneidade marcada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). São textos em que fica evidente, como, apesar de e por causa desses novos meios, o letramento, os novos letramentos e os multiletramentos, ou nas variantes de base anglófona, a literacia e as multiliteracias, têm nos nossos dias, e particularmente nos processos educativos, cada vez maior centralidade.

Do ponto de vista das conceitualizações subjacentes, os textos apresentados, distintos quanto aos seus lugares de produção, posicionam-se também de modo distinto quanto às apropriações e usos dos conceitos de literacia(s)/multiliteracias ou letramento(s)/novos letramentos/multiletramentos.

Os nove capítulos que constituem essa obra explicitam, assim, diferentes olhares e concepções que põem em relevo como as práticas sociais linguageiras geram uma crescente demanda por letramentos que considerem os diversos modos de enunciação. Evidencia também que as mudanças presentes na cibercultura são parte de mudanças sociais amplas que impactam profundamente a linguagem e as práticas comunicativas. Precisamos observar que as tecnologias não inserem automaticamente mudanças na vida das pessoas, pelo contrário, temos nossas vidas modificadas a partir das maneiras como mobilizamos recursos tecnológicos para produzir sentidos em atividades cotidianas nos mais diferentes contextos, afinal “[...] a linguagem existe como um conjunto de recursos que as pessoas utilizam para criar sentido de uma forma multimodal.” (Barton & Lee, 2015, p. 94)1.

1 BARTON, David; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015


 

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