Obra: História da linguística: edição revista e comentada
Autoria: Joaquim Mattoso Camara Jr.
Revisão e comentários: Valdir do Nascimento Flores e Gabriel de Ávila Othero.
Editora: Vozes
Ano de publicação: 2021
Link para acesso/aquisição: clique aqui.

Apresentação:

História da linguística, de um dos principais linguistas brasileiros, Joaquim Mattoso Camara Jr., foi publicado em 1975, pela Ed. Vozes, cinco anos após a morte de Mattoso. Trata-se de obra de grande importância na linguística brasileira, pois é a primeira história da linguística suficientemente ampla produzida por um linguista brasileiro.

E a amplitude da obra realmente chama a atenção: Mattoso inicia sua narrativa na Antiguidade, passa pela Idade Média, chegando aos tempos modernos e aos anos 1950. Encontramos uma riqueza infinda de informações sobre autores, obras, movimentos teóricos, o que dá ao livro o aspecto de um guia, capaz de nortear, nos mínimos detalhes, o estudioso da história do conhecimento linguístico.

Apesar da grandiosidade de seu conteúdo, era de conhecimento geral que, em função de sua gênese, o livro merecia uma revisão cuidadosa. Como se sabe, a obra origina-se de um manuscrito traduzido que reúne notas das aulas dadas por Mattoso, em inglês, na Universidade de Washington, em 1962.

Essa revisão agora vem a público pela mão de dois linguistas que têm se dedicado a estudar os aspectos historiográficos e epistemológicos da linguística: Gabriel de Ávila Othero e Valdir do Nascimento Flores, ambos professores da UFRGS.

O livro recebeu, além de revisão textual, um significativo número de notas contendo comentários, datas, nomes de autores, títulos de obras, informações suplementares, desdobramentos teóricos etc. A ideia foi aproximar ainda mais Mattoso de seu público, resguardando a voz do grande linguista, de modo a manter o lugar de destaque que suas lições têm na formação do linguista e da linguística brasileira. Esta edição crítica demorou bastante tempo para ser feita e exigiu de seus responsáveis cuidadosa pesquisa historiográfica e epistemológica da linguística feita até os dias de hoje, incluindo a tradição Ocidental, sem dúvida, mas também a oriental, pois Mattoso traça uma história da linguística que demonstra sólido conhecimento do pensamento universal sobre a linguagem humana.

Não há dúvidas de que este livro deverá ocupar lugar de destaque nas estantes dos jovens pesquisadores brasileiros e também daqueles para quem o conhecimento não cessa nunca de se fazer. É para esses leitores que esta edição, revista e comentada, foi feita, porque são eles que continuarão a fazer a história da linguística.


 

Ficou interessada(o) pela obra? Gostaria de trocar uma ideia com os autores? Você pode contatá-los pelo e-mail gab.othero@gmail.com.

 

Clique  AQUI  para ver mais lançamentos.